União Brasil e PP confirmam federação e formam maior bancada do Congresso

20/08/2025 02:32 • 3m de leitura

Uma convenção conjunta realizada em Brasília, nesta terça-feira (19), oficializou a formação da Federação União Progressista (UPb), resultado da união entre União Brasil e Progressistas (PP). O novo bloco passa a ter 109 deputados federais e 15 senadores, configurando-se como a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado Federal. Além do peso no Congresso, a federação reúne seis governadores, quatro vice-governadores, 186 deputados estaduais, quatro distritais, 1.335 prefeitos, 1.183 vice-prefeitos e 12.398 vereadores em todo o país. Entre os governadores está Ronaldo Caiado (GO), cotado como pré-candidato à Presidência da República.

Estrutura e comando da nova federação

A condução da Federação União Progressista será compartilhada entre o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda. Os partidos mantêm presença no governo federal, com Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações), pelo União, e André Fufuca (Esporte), pelo PP. Durante a manhã, dirigentes das duas siglas aprovaram o estatuto da federação. O documento servirá como base para orientar o funcionamento interno e a atuação política do novo bloco partidário. O próximo passo será a finalização do programa da federação, que vai detalhar as diretrizes políticas. Após essa etapa, o registro formal deve ser protocolado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Convenção do PP e recondução de Ciro Nogueira

Também nesta terça-feira (19), o senador Ciro Nogueira foi reconduzido à presidência nacional do Progressistas, durante convenção partidária em Brasília. O secretário de Governo de Salvador e presidente municipal do PP, Cacá Leão, destacou a relevância da decisão. “Este é um dia importante para a política nacional. Nesta manhã, demos o primeiro passo deste que será o maior bloco partidário do Brasil, com a eleição da nova Executiva Nacional do Progressistas, que reconduziu o senador Ciro Nogueira ao cargo de Presidente Nacional do partido”, afirmou. De acordo com ele, a federação com o União Brasil, além de resultar no comando de cerca de 20% das cadeiras do Congresso Nacional, é responsável por marcar “um novo momento de transformação para o Brasil e para o povo brasileiro”. Na convenção, realizada com a presença de Ciro Nogueira e dos deputados federais Mário Negromonte Júnior, presidente estadual do PP na Bahia, e Cláudio Cajado, Cacá Leão acrescentou que “união de forças, trabalho, equilíbrio e muito diálogo” serão prioridades da nova composição política.

Muita Informação*

Leia também