O cantor Bruno, que faz dupla com Marrone, cantou com uma versão do companheiro, feita com papelão, durante um show de São João, em Serrinha, na região sisaleira da Bahia, após o sertanejo precisar se ausentar da apresentação para tratar glaucoma. Imagens aéreas mostram a multidão que acompanhou o show solo, fazendo a segunda voz para Bruno. A brincadeira foi compartilhada pelo perfil da dupla nas redes sociais. “Você não pôde estar presente, mas demos um jeito de você estar no show. Saudades de você, companheiro”, diz a legenda, marcando a conta de Marrone. O evento, que começou na sexta (21), segue até terça-feira (25), com apresentações de Xand Avião, Dorgival Dantas e Wesley Safadão, entre outros artistas.
Afastamento temporário
Marrone ainda deve passar pelo menos a próxima semana longe dos palcos. A medida atende a um pedido médico feito após o músico passar por um procedimento cirúrgico de urgência no dia 17 de junho. Na ocasião, ele foi diagnosticado com estágio avançado de glaucoma em ambos os olhos após sentir dores de cabeça e ser diagnosticado com o estágio avançado da doença, que não tem cura. Diante da gravidade do quadro, o cantor foi internado e operado no Hospital de Olhos, em Goiânia. Marrone perdeu parte da visão, mas já recebeu alta e se recupera do procedimento em casa. De acordo com o comunicado divulgado pela dupla, o artista passa bem. Ele será submetido a uma nova avaliação no fim da próxima semana.
O que é o glaucoma?
Ao g1, a médica Fátima Camargo explicou que o glaucoma ocorre quando a pressão elevada dentro do olho danifica o nervo óptico. Apesar de não ter cura, a doença é controlável. Em alguns casos mais leves, segundo a especialista, esse controle pode ser realizado por meio do uso de colírios. “O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Alguns casos conseguimos controlar com o uso de colírios, e outros, mesmo com a dose máxima de colírio, não se consegue controlar a pressão intraocular. Aí é necessária a realização de cirurgia”, detalhou a especialista. Em casos mais graves, como o de Marrone, pode ser necessária a realização de uma cirurgia de urgência. Apesar de não ter sido divulgada a técnica utilizada na cirurgia do cantor, a especialista explicou que as novas tecnologias permitem a realização de vários tipos de procedimentos para o controle do glaucoma. “Felizmente existem várias técnicas, como alguns stents que colocamos no ‘ângulo’ da córnea iridocorneana. É um tipo de stent que faz um efeito similar ao stent colocado no coração, melhorando o fluxo do humor aquoso, que é o líquido que circula dentro do olho, controlando a pressão”, explicou a médica.
G1*