O vereador Guinha de Pascoal (PDT) foi eleito na manhã desta terça-feira (15/02) presidente da Câmara Municipal de Araci para assumir no biênio 2023-2024. Guinha que já está em seu quarto mandato como vereador de Araci recebeu 8 votos a favor.
Pascoal que é natural da comunidade de Caldeirão, fez um discurso de quase 10 minutos, em sua maioria do tempo de agradecimentos à todos os vereadores votantes em sua chapa e disse que fará uma gestão a partir de 2023 de muita união e paz. O atual presidente da câmara, Virgílio de Zé Bonfim (PDT) presidiu a sessão que elegeu a Mesa Diretora, e foi eleito vice-presidente, Léo de Marlúcia (PDT) – 1º secretário e Luizinho (PODE) – 2º secretário.
O presidente da Câmara é responsável por representar a Casa perante as autoridades públicas e a sociedade civil. É seu papel dirigir os trabalhos institucionais e manter sua ordem. Cabe ao parlamentar que ocupa o cargo autorizar a realização de despesas, prestar contas dos gastos do legislativo, assinar a correspondência oficial e convocar reuniões. Já o vice-presidente têm a função de substituir o presidente em decorrência de sua ausência. Além disso, eles podem exercer outras funções, de acordo com solicitação da presidência.
Ao 1º e 2º secretário, cabe a função de controlar os documentos de serviço da Câmara, como atas de reuniões e livros de posse. Além disso, para orientar os pagamentos mensais, ele apura a presença e recebe as justificativas de falta dos vereadores. Em Plenário, ele secretaria a Presidência, fazendo a leitura das proposições em debate. Na falta do painel eletrônico, ele também é responsável por apurar os resultados.
Ausência de parlamentares é sentida pelos colegas
Dos 15 vereadores da Casa Legislativa, 7 preferiram não comparecer a sessão, visto pelos colegas presentes, como uma atitude não republicana.
Vereadores ausentes – Jefinho, Guri, Marinho, Francisquinho, José Augusto, Jamile, Manuel de Bernadino.
Vereadores presentes – Guinha de Pascoal, Virgílio de Zé Bonfim, Laerto, Léo de Eridan, Edneide, Luizinho, Léo de Marlúcia e Zelito da Ribeira.
A prefeita municipal e a vice-prefeita também não fizeram presença na abertura dos trabalhos legislativos.