Comércio precisa mudar a estratégia para superar a crise diante do Coronavírus; veja algumas dicas
04/04/2020 08:16 • 3m de leitura
“Por até dois anos, vamos ter períodos de quarentena”
Essa revisão alarmista é do Atila Lamarino, um biólogo e pesquisador brasileiro formado em microbiologia, possuindo também doutorado em virologia.
Alarmista ou não, fato é que, até termos uma vacina ou remédios eficientes para o Coronavírus, teremos uma alternância entre períodos de abertura do comércio de quarentenas. Isso pode durar meses ou até alguns poucos anos. Neste cenário, o comércio precisa se reinventar, mudar a estratégia.
Sendo assim, quais estratégias podem ser usadas?
Divulgação nas redes sociais
Use o whatsapp sem dó: Entre em todos os grupos de whatsaap possíveis e faça a divulgação dos seus produtos. Capriche nas fotos, nos textos e em um bom áudio. Envie os três. Uma boa estratégia é criar grupos específicos de vendas online, tanto de sua cidade, quanto bairro ou comunidade.
Tenha uma pessoa para te dar apoio na gestão das vendas nas redes sociais: Você vai receber mensagens, conversar com o cliente, preparar o produto e entregar. Portanto, precisará de apoio para não deixar ninguém abandonado.
Abra perfil no instagram e facebook: Não tem? Abra. Já tem? Explore bastante. A ideia é divulgar sua marca e vender seu produto, mas, para isso, você precisará interagir com o cliente.
Entre nos perfis alheios e divulgue seu produto: Você pode entrar em publicações de páginas conhecidas e colocar seus produtos. Com isso, você pode potencializar suas vendas. Foque em páginas do seu público alvo.
O que você nunca pode deixar de divulgar: Lembre-se de colocar fotos na divulgação. Lembre-se de colocar um texto. Lembre-se de enviar um áudio porque nem todos sabem ler. Lembre-se de sempre colocar seu contato na divulgação. Seu preço é bom? Coloque também. Foque em divulgar seu diferencial.
Não sabe lidar com a internet? Convide quem sabe para te ajudar.
Como tem que ser a entrega?
No isolamento social, o cliente está em casa: vá ao cliente. Ou seja, leve o produto na casa dele.
Como você pode receber: dinheiro, cartão ou boleto.
Não pode esquecer: distanciamento do cliente, lavar as mãos e higiene.
Sendo assim, reinvente-se! As redes sociais são feitas por pessoas. Dialogue com elas e use a seu favor. Do outro lado está o seu cliente. Vá ao encontro dele, nem que seja sem contato físico.